Normas plastico

Norma Técnica para embalagens biodegradáveis

A iniciativa é da Associação Brasileira de Normas Técnicas, em parceria com o Instituto Nacional do Plástico e já está valendo

Sempre de olho no mercado, algumas empresas alegam a sustentabilidade de seus produtos para seduzir os consumidores. No ano passado, foi a vez do segmento do plástico.

Devido ao perfil nada sustentável desse material - desde a fabricação até o destino final nos lixões, onde leva centenas de anos para se degradar -, várias campanhas contra seu uso foram realizadas. Como reação, novos tipos de polímeros foram lançados, como o polêmico oxi-biodegradável, que revelou ser tão agressivo quanto o derivado de petróleo.

Agora, além de ganhar a confiança da população com termos ecológicos, as empresas de embalagens plásticas que afirmam ser biodegradáveis deverão comprovar tal efeito em todos os produtos de sua fabricação.

A partir deste mês, o Brasil conta com uma norma técnica capaz de estabelecer um padrão para o setor. Intitulada "Embalagens Plásticas Degradáveis e/ou Renováveis", ela é uma iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT em parceria com o Instituto Nacional do Plástico - INP e divide-se em duas partes. A primeira parte da norma define a terminologia, sendo que a segunda determina os requisitos mínimos para a comprovação de que um produto plástico seja de fato biodegradável.

Fonte: www.planetasustentavel.abril.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário